Publicado por: Carlos Nunes Ilhabela | 23/02/2012

Petrobras contrata grupo para estudar acidente em poço que vazou

Fonte: Folha.com   (DENISE LUNA – DO RIO)  10/02/2012 – 11h23

A Petrobras está contratando uma empresa estrangeira para realizar estudo sobre o acidente ocorrido no Teste de Longa Duração de Carioca Nordeste, no pré-sal da bacia de Santos, que continua parado desde que o problema em uma tubulação que provocou o vazamento de 160 barris de petróleo no mar.

Câmbio e combustível causaram piora em desempenho, diz Petrobras
Lucro da Petrobras recua em 2011, para R$ 33,3 bi
Com sondas, Petrobras fecha licitação recorde de US$ 76 bilhões

O acidente repetiu a mesma ocorrência em um acidente anterior, na área de Guará, na mesma bacia, admitiu o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, que está deixando a empresa e será substituído pelo gerente executivo de pré-sal, José Formigli.

Nos dois casos foi utilizado o mesmo equipamento.

“É semelhante ao que ocorreu em Guará. Em 60 dias teremos estudos que vão nos orientar como proceder para que isso não ocorra mais”, disse Estrella.

Um grupo paralelo formado pela equipe da Petrobras também fará o mesmo estudo; os resultados serão comparados em dois meses, informou.

O diretor disse também que as paradas não programadas no ano passado significaram a perda de produção de 40 mil barris diários de petróleo para a empresa.

“Se isso não tivesse ocorrido não teríamos tanta queda de produção, e nosso resultado seria melhor”, afirmou. “Ficaríamos dentro da média mundial de perda de perodução pelo declínio natural dos poço.”

Estrella informou que ainda terão que ser feitas algumas paradas programadas para manutenção em 2012, mas que não afetarão tanto o resultado como no ano passado porque, quando não há programação, o custo para a empresa é maior.

“As paradas não programadas são prejudiciais porque a parada programada é feita com um ano de antecedência –é um projeto de engenharia, as não programadas são muito dispendiosas”, disse o diretor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: