De olho no óleo

Depois de quatro anos de diálogo com a Petrobras, frustradas pelas questões não respondidas e assustadas pelos seguidos acidentes na exploração do pré-sal no início de 2012, o Colegiado das ONGs Ambientalistas do Litoral Norte paulista (ReaLNorte) decidiu dividir com a sociedade brasileira suas preocupações e perguntas sem resposta.

De Olho no Óleo é o resultado de nosso esforço para levantar informações e cobrar das empresas que vão explorar as riquezas do pré-sal a mais ampla responsabilidade sócio-ambiental em seus empreendimentos.

18/02/2012
PETROBRAS CONFIRMA VAZAMENTO DE ÁGUA OLEOSA NA BACIA DE SANTOS
A bacia de Santos sofreu mais um incidente envolvendo o derramamento de óleo no mar. Dessa vez, o navio FPSO Cidade de Santos, que opera no pós-sal do campo de Uruguá, foi palco de um derrame de aproximadamente 70 litros de água oleosa do convés da embarcação para o mar por volta das 7h do dia 18. Clique aqui para saber mais.

16/02/2012
PETROBRAS É CONDENADA A INDENIZAR PESCADORES POR VAZAMENTO OCORRIDO HÁ DEZ ANOS
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que os pescadores prejudicados pelo vazamento de nafta na baía de Paranaguá (PR), em outubro de 2001, têm direito à indenização por danos materiais e morais. Ao colidir com pedras submersas, o navio N-T Norma, da Petrobras Transpetro, sofreu rompimento do casco, que culminou com o vazamento da substância tóxica. Clique aqui para saber mais.

16/02/2012
VAZAMENTO INTERROMPE PRODUÇÃO NA BAIA DE CAMPOS
A Petrobras informou que a produção de petróleo na P-43 foi reduzida de 90 mil barris por dia para 75 mil barris por dia, após vazamento em tubulação ocorrido na última segunda-feira. Em nota, a companhia informou que o incidente na P-43, localizada no campo de Barracuda, na bacia de Campos, a cerca de 95 km da costa, ocorreu na noite da última segunda-feira, deixando vazar cerca de 30 barris de óleo no mar. Clique aqui para saber mais.

13/02/2012
VAZAMENTO NO TERMINAL PETROLÍFERO DE SÃO SEBASTIÃO
Um vazamento de petróleo ocorrido em um oleoduto no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro/Petrobras em São Sebastião, no Litoral Norte, interrompeu as operações de transferência do produto para as refinarias de Cubatão e de São José dos Campos por pelo menos dois dias. O vazamento foi interno e não há registro de óleo no mar. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (9), mas somente no sábado a Transpetro no Rio de Janeiro, órgão da Petrobras responsável pelo transporte de petróleo e derivados por via marítima, confirmou o vazamento publicamente. Funcionários que preferem não se identificar classificaram o vazamento como “grande” e dizem que o oleoduto teria apresentado fissuras. “Diversos caminhões de sucção foram usados para retirar o óleo, mas não estavam dando conta”, afirma um funcionário. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) não havia sido comunicada pela empresa até a tarde de sábado, assim como a Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião. A reportagem não conseguiu contato com a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Clique aqui para saber mais.

10/02/2012
GRAÇA FOSTER ENTERRA TATUZÃO DE R$ 51 MI NA SERRA DO MAR
Nova presidente da Petrobras confirma abandono de equipamento utilizado na construção do gasoduto Caraguatatuba-Taubaté. Para evitar espera de seis meses no início da operação do gasoduto, executiva decidiu abrir tunel lateral para enterrar perfurador avaliado em R$ 51 milhões. Clique aqui para saber mais.

31/01/2012
PRIMEIRO GRANDE VAZAMENTO NO PRÉ-SAL
O primeiro vazamento expressivo de petróleo em área do pré-sal foi detectado ontem pela Petrobrás na Bacia de Santos, a cerca de 250 km de Ilhabela, litoral de São Paulo. A companhia avaliou, em “estimativa preliminar”, ter vazado o equivalente a 160 barris (25,5 mil litros de óleo) no campo de Carioca Nordeste. Segundo nota da empresa, o vazamento foi contido e o petróleo não chegará à costa.
Clique aqui para saber mais.

Anúncios

Responses

  1. […] De olho no óleo […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: